O Tratamento com a Ibogaína é sem a menor dúvida, o que existe de mais eficaz contra a Dependência Química, ela possui a capacidade de anular e reparar múltiplos neurotransmissores que estão relacionados com ao vício da droga.
O efeito da Ibogaína no organismo é prolongado, possuindo um metabólico ativo de longa duração, alivia os sintomas da abstinência, um dos maiores problemas para o real abandono do vício e ainda realiza uma forma de "reset" no cérebro, removendo os desejos, as vontades, os antigos sentimentos, relacionados à droga viciantes, desta forma, com poucas mudanças comportamentais, a dependência está eliminada.
Para simplificar, podemos separar o Tratamento de Ibogaína em 3 etapas:
- Fase Aguda (como a pessoa se sente)
Duração: 8 horas à 14 horas após a ingestão
Como se estivesse sonhando acordado, porém totalmente consciente as experiências. Recordação ampla e abrangente de um espaço físico, paisagens, territórios, cidades ou parte destes elementos em conjuntos de eventos durante sua infância, adolescência, o hoje ou até eventos anteriores à vida.
- Fase Avaliativa
Duração: 4 horas à 8 horas
O paciente passa por uma auto-análise da experiência anterior e avaliação das mesmas. Automaticamente ocorre a comprenção, os motivos e a real consciência dos motivos.
- Fase Estimulação Residual
Duração: 12 horas a 24hs ou entre 24 horas até 72 horas
Atenção ao meio externo, o paciente passa a ver com outros olhos o mundo em que vive, a contemplar a beleza de sua existência, as experiências psicoativas é menor e a realidade é afolorada. Redução do sono é comum durante este período, que se normarliza em poucois dias.
A ibogaina tem mostrado a sua eficiência na desintoxicação de opióides, crack, maconha sintética, cocaína, metadona, metanfetamina, morfina, heroína. O beneficio de interromper o uso dos mesmos, ganhar o autocontrole sobre seus comportamentos destrutivos, reatar os laços familiares, o Amor à Vida, tornam-se motivadores às mudanças.