Superando o Medo na Recuperação do Vício
O vício é algo que nos mantém fixados em padrões prejudiciais à saúde, mas o medo constante de enfrentar nossos vícios e viver em a recuperação faz parecer que o vício é bom. Superar o Vício é Viver. O processo de recuperação é uma grande mudança na vida à qual a pessoa em recuperação precisará se acostumar. E como todos sabemos, a mudança pode ser uma coisa muito assustadora para alguns.
O medo que vem com a recuperação do vício é muito real. Enfrentar as coisas que fizemos enquanto viciados não é fácil, e a vergonha que acompanha o medo da recuperação pode ser suficiente para fazer alguém questionar seriamente sua decisão de ficar limpo. Uma grande parte da recuperação é enfrentar as coisas que você fez enquanto estava sob a influência de qualquer que fosse sua droga de escolha. Embora cada dependência seja diferente, os resultados são praticamente sempre os mesmos. Fazemos coisas das quais lamentamos.
Há um ciclo na recuperação que exemplifica profundamente o sentimento de medo, vergonha e arrependimento. Toda má decisão que tomamos tende a surgir e a sensação de enfrentar o que fizemos agora que estamos sóbrios pode ser seriamente assustadora. Ninguém quer ver como eles deixam seu vício arruinar suas vidas, mas infelizmente é uma parte muito real do processo de recuperação e algo que cada viciado em recuperação provavelmente enfrentará.
Superar esses sentimentos negativos pode ser feito e houve milhões de adictos que se mudaram com sucesso para passarem a viver vidas felizes e gratificantes. É possível e trabalhar para derrotar esses sentimentos que fazem parte das muitas camadas facetadas que acompanham o vício será tremendo em todo o processo de recuperação.
Aqui, veremos maneiras de superar o medo presente em muitos adictos em recuperação. É um passo vital na recuperação e, quando confrontado, mudará a maneira como você vê sua vida para sempre. Superar o medo pode ser uma ação extremamente empoderadora e conquistar e liberar o medo pode abrir mundos que você nunca soube que existiam.
SUPERANDO O MEDO
Se a recuperação não viesse com medo, não seria tão difícil ficar sóbrio. O medo que os adictos em recuperação enfrentam pode ser encontrado em todas as fases da recuperação e pode parecer que é praticamente impossível avançar. Fugir do medo que você está enfrentando só vai piorar as coisas. Também pode ser um grande gatilho para recaídas.
Esteja você nos estágios iniciais de recuperação e tema o mundo desconhecido da sobriedade ou esteja em recuperação e recaia, esse medo é um componente enorme de se viver essa nova vida incerta. Muitos adictos em recuperação temem buscar o apoio de que precisam desesperadamente, aterrorizados com a rejeição que podem enfrentar ao olhar para as pessoas que antes acreditavam neles.
Há também o medo de perder a pessoa que você era. É fácil ficar ansioso e apreensivo durante a recuperação, quando você nem sabe mais quem você é. O alcoólatra que era extrovertido e social pode tornar-se retraído e socialmente desajeitado quando sóbrio. Olhar quem somos sem nossos vícios pode ser muito, muito assustador.
Superar o medo no processo de recuperação pode ser feito. Tente incorporar algumas das dicas a seguir em seu processo de recuperação atual para encontrar o consolo necessário em um mar de medo e ansiedade.
Dicas para superar o medo durante a recuperação
- Aceite onde você está
Até que você aceite onde está, continuará a viver com o medo que envia pensamentos de recaída dançando em sua cabeça. Onde você está não é onde você estava. O único momento que você tem é agora e, quanto mais cedo você perceber isso, mais cedo será capaz de deixar de lado os arrependimentos do passado e o medo de um futuro desconhecido. Aceite onde você está e faça o que puder para permanecer no chão no momento presente. - Procure apoio
Se você acha que vai superar os medos do vício por conta própria, convém pensar novamente. A recuperação pode ser um lugar muito assustador e solitário. É um mundo novo, cheio de novas situações e sentimentos que não faziam parte da sua vida passada como viciado. Seja em reuniões de recuperação de grupo, em terapia pessoal com um profissional licenciado ou de um amigo ou membro da família, obter apoio é uma parte vital da recuperação e ajudará você a processar mais facilmente seus medos pessoais, contatando-os com um confidente de confiança. - Use afirmações positivas
As afirmações positivas podem ser uma excelente maneira de superar o medo que é uma parte específica da recuperação. Pode parecer estranho a princípio, mas depois que você se acostuma a substituir os pensamentos negativos em sua mente por afirmações positivas, você se aproxima da liberdade que o espera.
Cinco afirmações positivas poderosas que você pode usar para superar o medo são:
1. Uso o medo para me capacitar. Eu vejo o medo como nada mais que uma força motivadora quando aparece na minha vida.
2. Tenho o poder de escolher um pensamento em detrimento de outro. Eu escolhi substituir cada pensamento negativo por um pensamento positivo contrabalançado.
3. Passei por experiências mais difíceis do que o que está acontecendo agora. Eu tenho forças para enfrentar esse medo e liberá-lo para sempre.
4. Diante de mim há infinitas possibilidades e oportunidades ilimitadas a minha volta. Não tenho nada a temer.
5. Tenho forças para enfrentar meus medos e libertá-los quando eles surgirem. Entendo que eles não servem para o bem maior da minha vida. - Esteja aberto a novas oportunidades
Uma das partes mais dolorosas do processo de recuperação é que tudo é novo. Mudar é assustador e colocar-se em novas situações enquanto sóbrio pode parecer quase impossível. Estar aberto a novas oportunidades, no entanto, convida todo um novo reino de possibilidades a se abrir em sua vida. Aprenda a dizer sim à nova experiência, nova oportunidade, novos amigos e novas áreas para viver sua vida. Colocar-nos nos mesmos lugares e em torno das mesmas pessoas sóbrias pode desencadear uma ansiedade séria e impedir-nos de avançar em direção ao nosso verdadeiro potencial. Embora possa ser assustador tentar coisas novas, superar esse medo provocará uma mudança positiva radicalmente poderosa na maneira como você vive sua vida.
Há um ditado que diz:
você nunca descobrirá novos oceanos até aprender a perder de vista a costa.
Avance bravamente pelo processo de recuperação, comprometendo-se a superar seus medos para poder abraçar as muitas razões surpreendentes para estar vivo.
A vida após o vício será assustadora, mas a única coisa que você realmente deve temer é esse próprio medo.
E lembre-se, se você não der poder, ele não poderá exercer poder sobre você.