Por que o Auto-Perdão é tão importante na Recuperação do Vício
A vida antes do tratamento do vício e a vida após o tratamento do vício são dois mundos totalmente diferentes. Se você pensa em sua vida antes do tratamento, é mais provável que se lembre de muitas coisas que disse ou fez que causaram danos significativos a si e aos outros. Uma viagem pela estrada da memória do vício pode ser um lugar assustador para viajar em recuperação, com certeza.
Porém, as memórias vão ressurgir e são mais do que prováveis que farão você se sentir menos do que maravilhoso em relação a si mesmo. Se você atingiu o ponto de recuperação, está mais do que familiarizado com os sentimentos que todos os viciados conhecem intimamente. Culpa, vergonha e remorso são todos muito reais. E se você pensou que esses sentimentos eram difíceis de lidar quando estava usando, encará-los sóbrios pode ser um pesadelo.
Pense por um minuto as coisas que você fez ou experimentou que estavam diretamente relacionadas ao seu vício. Embora o dano para cada viciado seja decididamente diferente, os resultados são sempre surpreendentemente semelhantes. Basicamente, a vida e tudo o que é importante são absolutamente destruídos. Qualquer um que tenha experimentado o vício em primeira mão, sabe que não há nada de simples nisso e que a esteira da destruição é enorme.
Sejam os relacionamentos destruídos, as coisas feitas para prejudicar os outros, intencionalmente ou não, as coisas importantes deixadas escapar, a propriedade que foi danificada, destruída ou perdida ou o pesado fardo financeiro que esse vício custou, pensando em tudo é o suficiente para fazer você entrar em um buraco de ressentimento e nunca mais querer sair.
O problema é que você nunca conseguirá sobreviver e obter um sucesso duradouro se não se perdoar. Encontrar perdão próprio é fundamental no processo de recuperação. E, embora seja difícil encontrar e realmente viver com perdão, a luta vale tudo o que é preciso. Encontrar perdão para si mesmo no processo de recuperação literalmente mudará sua vida, e as coisas que você está sentindo agora serão apenas uma sombra da pessoa que você se tornará.
Nenhuma quantidade de desejos que as coisas seriam diferentes mudará o que aconteceu no passado. O que está feito está feito e você não pode alterá-lo. O que você pode fazer é começar a mudar a maneira como você se sente agora em relação às coisas que fez antes.
Como exatamente isso é feito?
Através do perdão radical, é claro.
Ninguém mais fará isso por você. Você é o único que pode mudar a maneira como se sente a seu respeito e, quanto mais cedo começar a aceitar o que está feito, e se perdoar pelo que era, mais cedo dará passos em direção à liberdade real.
Quando você reconhece que o perdão é necessário e o aceita como uma parte muito importante do seu processo de recuperação, você já deu o primeiro passo. E como você bem sabe, os pequenos passos são uma grande parte do caminho para a recuperação. Existem muitos "primeiros passos" na recuperação, e reconhecer a importância do perdão é definitivamente um deles. Você não precisa saber perdoar; tudo o que você precisa é uma disposição de se render ao processo de perdão.
Para iniciar o processo de auto-perdão, permita-se revisitar as memórias associadas ao seu vício que estão lhe causando culpa, vergonha, auto-aversão ou ressentimento. Identifique não apenas as coisas que você fez, mas também o que o motivou a fazê-las em primeiro lugar. A pessoa que você estava em seu estado mental viciado não é a pessoa que você realmente é. Você precisa parar de se machucar pelo que fez ao viver sob a falsa ilusão de um estado mental viciado.
Deixe de lado o fardo que você carrega do peso da experiência passada. O que você fez não é o que você é. A pessoa que você era não é quem você é agora. Comece a deixar de lado a culpa associada ao seu vício e as ações que você prescreveu enquanto estava nesse estado mental. Comece a perdoar a si mesmo por essas coisas, lembrando-se de que, embora não possa mudar o passado, pode mudar sua perspectiva.
Nada tem outro significado senão o significado que damos a ele. Embora isso possa parecer difícil de entender, pense no que isso poderia fazer por você, se você mudasse o significado que deu às suas ações passadas através do poder de praticar o perdão. Com o perdão vem a aceitação, e, em vez de se sentir culpado e envergonhado pelo que fizemos, fica muito mais fácil aceitar as coisas que fizemos como não parte de quem somos, mas quem éramos quando apanhados nas garras apertadas do vício.
O passado está feito, o futuro é incerto e o momento presente é tudo o que temos. Encontrar perdão no momento presente é uma das coisas mais importantes que você pode fazer por suas ações do passado e pelo estado do seu futuro. Quando você chegou ao ponto de se recuperar, chegou a um lugar em que tem a oportunidade de finalmente se perdoar e experimentar a liberdade que a vida sem dependência oferece.
Todos nós fizemos coisas que gostaríamos de esquecer, mas ignorá-las apenas traz mais sentimentos de culpa e vergonha e mantém você em um lugar que não é de todo propício à recuperação. Encontrar o caminho para uma nova vida cheia de oportunidades incríveis só virá quando você se encontrar imerso em perdão por suas ações sob seu estado mental viciado.